Jardim de Infância de S. Pedro

Quem somos

O Jardim de Infância de S. Pedro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede no Largo do Quinchoso, n.º 6, em Torres Novas.

Tem como objetivo principal assistir a população de Torres Novas nas suas múltiplas componentes de solidariedade social.

 

Inicio de Atividade

A funcionar desde o dia 1 de setembro de 1993, está a nossa Instituição dotada de estruturas e equipamentos modernos, dispondo de um conjunto de unidades organizativas que se articulam de forma construtiva.

A gestão da Instituição é assegurada pelos seus Órgãos Sociais, compostos pela Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal, que contam com uma equipa dinâmica, coesa e ágil na promoção das estratégias adequadas para a formação integral das crianças que nos são confiadas diariamente.

Respostas Sociais

Creche Familiar

A instituição acredita que o acolhimento de crianças, em amas, durante os primeiros anos de vida, tem vantagens no que se refere à possibilidade de proporcionar uma resposta menos institucionalizada, mais flexível, num ambiente familiar em que os cuidados são individualizados.
Toda a actividade de ama é apoiada por uma equipa de enquadramento com formação em Educação de Infância, a quem compete assegurar que a opção dos pais foi feita em liberdade e consciência. Por este motivo, as visitas  às amas, os contactos frequentes com estas e com as famílias, bem como o fornecimento de material lúdico ou pedagógico, tendo em conta as idades das crianças, são factores fundamentais no processo de acompanhamento e apoio técnico de amas integradas em creches familiares, tendendo para a cada vez melhor qualidade deste nosso serviço.

Pré-Escolar

Funciona como um espaço educativo pensado e organizado em função das nossas crianças. Adequado às actividades que nele se desenvolvem, esta valência oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o mundo à sua volta.

Atividades Extracurriculares

Alguns professores, particularmente habilitados para o efeito, partilham connosco verdadeiros momentos de alegria e de prazer proporcionados por estas actividades. Com a música, a criança adquire a noção de tempo e ritmo e desenvolve o poder de concentração e sensibilidade. A dança permite-lhe conhecer melhor o seu corpo e movimentar-se no espaço e através da expressão motora desenvolve a capacidade de equilíbrio e de autodomínio ganhando confiança em si própria. Por isso, estas actividades constituem uma aposta da nossa Instituição, que julgamos ser uma mais-valia no nosso percurso educativo.
Este ano a oportunidade de escolha foi alargada e as crianças podem ainda usufruir de Judo e Inglês.

ATL (Atividades de Tempo Livre)

O Centro de Actividades de Tempos Livres do Jardim de Infância de S. Pedro assume um papel fundamental na animação lúdico-pedagógica e tem um contributo relevante para a resolução de algumas carências e dificuldades.
O espaço é dinamizado em momentos de grande alegria, entusiasmo, brincadeira, prazer, tanto por parte das crianças como por parte dos adultos. Aqui, eles podem reforçar as relações, os laços de amizade com o seu grupo de pertença ou referência. Neste ambiente, a criança adquire e interioriza determinadas regras, percebendo e sentindo a importância de ser e ter amigos, de se sentir parte e referência de um grupo e da inevitável necessidade de recorrer a ele para realizar as mais diversas tarefas.
Para que as crianças de hoje sejam os Homens do amanhã é preciso BRINCAR, cooperar, dialogar, ouvir, envolver, negociar e compreender as suas necessidades.

Intervenção Precoce

O que é?

A Intervenção Precoce caracteriza-se por um conjunto de serviços, apoios e recursos da área da educação, saúde e acção social, destinados à criança, pais e família, no sentido de capacitar a família como um todo, auxiliando-a a ultrapassar as dificuldades associadas à educação e desenvolvimento de uma criança com necessidades especiais.

A quem se destina?

As famílias com crianças até aos 6 anos de idade, que apresentem risco de atraso grave de desenvolvimento ou deficiência.

Em que consiste o Projecto de Intervenção Precoce de Torres Novas – “CRESCER PARA A VIDA”?

Consiste num projecto desenvolvido no concelho de Torres Novas, que pretende responder às necessidades das famílias que residem ou trabalham neste concelho, cujas crianças apresentem problemas no seu desenvolvimento (motor/ marcha, auditivos, visuais, linguagem, prematuridade…) ou que tenham qualquer tipo de deficiência ou doença crónica.

Como se organiza para responder a estas necessidades?

Através de um trabalho em equipa desenvolvido por técnicos de diferentes áreas profissionais (saúde, acção social e educação) e pelas famílias em causa.
Para ter acesso a mais informação, consultar Regulamento Interno.
 

Tipos de Apoios

As crianças podem beneficiar do apoio de terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, higienista oral, enfermeira, psicóloga, serviço social e educadoras de infância. Todos estes apoios são desenvolvidos em articulação com as famílias, no sentido de as auxiliar e capacitar nos cuidados e interacção com a criança. 

Contactos

Morada: Largo do Quinchoso n.º 6, 2350-728 Torres Novas
Tel: 249 812 431
Fax: 249 812 431
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.jardimspedro.com/