Casa Povo de Olaia

Historial

A Casa do Povo de Olaia, na Lamarosa, foi fundada a 21 de Março de 1934 e tinha como objetivo o desenvolvimento das gentes da comunidade. A coletividade divide-se em vários grupos existindo atualmente o de teatro, de folclore, o de jovens e um de desporto.

Rancho Folclórico de Torres Novas

Historial

O Rancho Folclórico de Torres Novas, fundado a 8 de Janeiro de 1958, apresentou, nesse mesmo ano, pela primeira vez os seus trajes, danças e cantares na Feira do Ribatejo em Santarém.

Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Zibreira

Historial

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Zibreira foi fundado em 23 de Outubro de 1990, sob a direcção de Maria Encarnação Pereira Fernandes que atualmente já não se encontra inserida no grupo, devida às suas limitações físicas.

Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista

Historial

Fundado em 1987 o grupo tem vindo a recolher, preservar e divulgar as tradições dos seus passados não só nas danças, trajes e instrumentos mas também nas mais diversas formas culturais de outrora como: a gastronomia, festas e romarias, rezas, adivinhas e lendas.

Rancho Folclórico Recreativo "os Ceifeiros de Liteiros"

Historial

Este grupo foi criado com a finalidade de ocupar os tempos livres das gentes da aldeia de Liteiros e ao mesmo tempo de divulgar os seus usos e costumes, que são uma amostra viva dos seus antepassados. Foi o amor pelo folclore e a força de vontade das pessoas de Liteiros que tornaram possível o nascimento deste rancho.

Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos

Historial

O Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos foi fundado em 14 de Janeiro de 1958. As recolhes de trajo, canto e danças, foram feitas a partir do verão daquele ano, tendo sido apresentadas oficialmente na Feira do Ribatejo, em Santarém, no ano de 1959. Com estas recolhas prova-se que o folclore de Riachos é bastante rico e variado, devido à sua situação geográfica, pois fica na zona de transição da Lezíria para o Bairro e Charneca. Aquela, a sul da povoação, entrando pelas margens do rio Almonda até ao Tejo, as outras a norte, passando por todo o Concelho de Torres Novas, zona de pequenas montanhas até à Serra d’Aire.