Centro Hospitalar do Médio Tejo

Quem Somos

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi criado em Dezembro de 2005, através do Decreto-Lei nº 233/2005, que transforma os Hospitais S.A. em Entidades Públicas Empresariais, E.P.E. O CHMT integra três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas e tem uma área de influência que engloba 15 concelhos, servindo uma população de cerca de 266 mil habitantes.

Historial

A história do Centro Hospitalar do Médio Tejo é recente, mas as unidades hospitalares que o compõem são das mais antigas do país.

A unidade de Abrantes foi fundada em 1483 pelo Conde de Abrantes, Dom Lopo de Almeida, e sua esposa, Dona Brites da Silva. D. João II, em 1488, ordenou que todos os hospitais e albergarias de Abrantes se juntassem para formar um único hospital, o que só veio a concretizar-se em 1530, que coincidiu com a sua integração na Misericórdia, fundada em 1529. Em 1979 o Ministério da Saúde mandou construir o atual edifício, o qual foi inaugurado em 25 de Outubro de 1985.

A unidade de Tomar foi instituída pelo administrador e governador da Ordem de Cristo, no século XV, que juntou todos os hospitais e hospícios existentes em Tomar numa só instituição a que chamou Hospital de Nossa Senhora da Graça. No reinado de D. Manuel I, o hospital foi transformado em Santa Casa da Misericórdia de Tomar, tendo sido dirigido por aquela instituição até Maio de 1975. A degradação das suas instalações determinou a construção de um novo edifício, moderno e confortável, inaugurado em Janeiro de 2003.

A história da unidade de Torres Novas remonta aos finais do século XV com a instalação do Real Hospital nos terrenos da Ermida dos Fiéis de Deus. No reinado de D. Luís o hospital muda de instalações para o Convento do Carmo, sendo já administrado pela Santa Casa da Misericórdia. Após o 25 de Abril passa a integrar a rede de hospitais públicos. Em Outubro de 2000 é inaugurado o novo edifício do hospital.

Missão

O Centro Hospitalar do Médio Tejo tem como missão prestar cuidados de saúde diferenciados, com eficiência e qualidade, em articulação com outros serviços de saúde e sociais da comunidade, a custos comportáveis, aos utentes da área de influência do Médio Tejo, promovendo a complementaridade entre os hospitais e apostando na motivação e satisfação dos seus profissionais.

Órgãos de Gestão

Conselho de Administração

Presidente – Carlos Manuel Pereira Andrade Costa
Vogal – Bruno Miguel dos Santos Ferreira
Vogal – Carlos Alberto Coelho Gil
Diretora Clínica - Dra. Cristina Maria de Castro Gonçalves Horta Marques
Enfermeiro Diretor – Nelson Paulino da Silva

Contactos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço Web: www.chmt.pt

Centro Hospitalar do Médio Tejo E.P.E.

Morada: Av. Maria de Lourdes de Mello Castro - Ap. 118, 2304-909 Tomar
Tel.: 249 320 100 Tomar

Abrantes

Lg. Engº. Bioucas, 2200-202  - Abrantes
Tel: 241 360 700

Torres Novas

Av. Xanana Gusmão - Apartado 45, 2350 - 754 - Torres Novas
Tel: 249 810 100
Fax: 249 810 106 (geral)