Rancho Folclórico Recreativo "os Ceifeiros de Liteiros"

Historial

Este grupo foi criado com a finalidade de ocupar os tempos livres das gentes da aldeia de Liteiros e ao mesmo tempo de divulgar os seus usos e costumes, que são uma amostra viva dos seus antepassados. Foi o amor pelo folclore e a força de vontade das pessoas de Liteiros que tornaram possível o nascimento deste rancho.

Desde a sua fundação tem participado em vários festivais de Folclore a nível nacional e internacional, do Norte a Sul do país, desde o Minho ao Algarve, incluindo a Região Autónoma da Madeira (Calheta). A nível internacional conta com algumas atuações em Espanha, principalmente na região de Múrcia, na Alemanha, no estado de Essen, cidades de Marburg e Biendenkopf , em Kecskéd, Eztergom e no lago Balaton, na Hungria , em Bordéus e em Oyonnax, na França.


Pretende representar com o máximo de autenticidade possível os costumes das gentes rurais, humildes e laboriosas da sua terra. Mostra a verdade de um povo que canta e dança, de um povo que também tem alma e que exterioriza os seus sentimentos de amor, alegria e tristeza. Pretende também revelar verdade nos trajes; estes são uma amostra viva dos que foram usados em fins do século XIX e princípios do século XX, e compõem-se por traje de noivos, domingueiros, de passeio e de trabalho.

O Rancho Folclórico Recreativo "os Ceifeiros de Liteiros" foi fundado em 18 de Novembro de 1988. Os seus fundadores foram:

  • António Neto Amorim Pessoa
  • António Marques

Presentemente encontra-se integrado na Secção Cultural do Centro Social Cultural e Recreativo de Liteiros, cujos representantes da Secção Cultural são:  

  • Luís Filipe Matos Marques dos Santos
  • Manuel Joaquim Caridade Mira
  • David Manha
  • Magda Gonçalves

Este grupo foi criado com a finalidade de ocupar os tempos livres das nossas gentes e ao mesmo tempo de divulgar os usos e costumes, que são uma amostra viva dos nossos antepassados. Foi o amor pelo folclore e a força de vontade das pessoas de Liteiros que tornaram possível o nascimento deste rancho.


Em pleno coração de Portugal encontramos Liteiros, aldeia alegre, humilde e corajosa que enaltece as suas tradições e as vive de uma forma entusiasta. Situa-se na freguesia de Santa Maria e a 6 km de Torres Novas, concelho a que pertence, a 25 km de Fátima e a 30 km de Santarém, sede distrital.


Somos portanto um grupo ribatejano protegido pela majestosa e imponente Serra d'Aire que veneramos. É fonte de calma, tranquilidade, beleza natural e de evasão num ambiente poético, que inspira as nossas vidas. Afastamo-nos ligeiramente da vida agitada da lezíria e das margens do rio Tejo.

Assim, as nossas danças sofrem esta dupla influência, umas são mais lentas, outras mais rápidas fazendo com que o nosso repertório, vasto e variado, seja constituído por fados, verde-gaios, viras, xotiças, valsas, modas de roda e rapsódias. Todo ele nos foi ensinado por idosos habitantes de Liteiros e de aldeias circunvizinhas. Estas danças e cantares eram normalmente efetuados por altura dos santos populares, festas, casamentos, batizados, apanha de figos e azeitona, vindimas, descamisadas, ceifas, etc.
O nosso rancho retrata o "modass-vivendis" dos seus habitantes: trabalhadores, movimentados, corajosos e alegres.


Pretende representar com o máximo de autenticidade possível os costumes das gentes rurais, humildes e laboriosas da nossa terra. Mostra a verdade de um povo que canta e dança, de um povo que também tem alma e que exterioriza os seus sentimentos de amor, alegria e tristeza. Pretende também revelar verdade nos trajes; estes são uma amostra viva dos que foram usados em fins do século passado e princípios deste, e compõem-se por traje de noivos, domingueiros, de passeio e de trabalho.


Desde a sua fundação tem participado em vários festivais de Folclore a nível nacional e internacional, do Norte a Sul do país, incluindo a Região Autónoma da Madeira (Calheta), algumas atuações em Espanha, principalmente na região de Múrcia, e na Alemanha, no estado de Essen, cidades de Marburg, Biendenkopf, Grunberg e Wetter. Também organiza anualmente o seu Festival de Folclore (dos 14 organizados 4 foram internacionais) e o seu aniversário onde reúne toda a família e amigos do Folclore. Já colaborou na realização de jogos e dramatizações tradicionais.

Contactos

Os Ceifeiros de Liteiros
Morada: Rua 10 de Junho - Eira da Avó - Liteiros
2350-492 Torres Novas
Contactos: Luís Filipe Santos
Telef. 962941628 ou 249835741
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.tradicoespopulares.com/
https://www.facebook.com/ceifeiros.deliteiros?fref=ts