Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Zibreira

Historial

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Zibreira foi fundado em 23 de Outubro de 1990, sob a direcção de Maria Encarnação Pereira Fernandes que atualmente já não se encontra inserida no grupo, devida às suas limitações físicas.

Este rancho tem como principal objectivo: transmitir às novas gerações, as danças e os cantares dos nossos antepassados, através de modas recolhidas naquela zona do concelho, nos princípios do século XX e transmitidas oralmente pelos mais idosos. Tem também intuito de divulgar os modos de vida de um povo rural, bastante sofredor que trabalhava no campo de sol a sol semeando e cultivando para se abastecerem e sustentarem a família.

Actualmente, o rancho é constituído por cerca de 40 elementos compreendendo uma faixa etária bastante abrangente, desde os 7 aos 77 anos.

A parte da tocata é composta por 10 elementos. O grupo apresenta 3 vozes femininas (cantando em simultâneo), 2 acordeões, um reco-reco, um almude, uma cana rachada, uma pinha e os ferrinhos. Os restantes 30 elementos dizem respeito aos dançarinos.

Contactos

Morada: Rua Conselheiro Real, 39, 2350-846 Zibreira, Torres Novas
Telefone:

  • 914 569 760 - Pedro Carreira (Presidente) 
  • 914 695 509 - José Ferreira (Direcção Técnica) 
  • 963 882 645 - Olívia Branco

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.%20">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.