Museu Agrícola de Riachos

Historial

Em 1986 é criada a Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural de Riachos, esta Associação surge de uma necessidade socialmente sentida de preservar os símbolos e memórias de uma vivência passada.

A recolha de espólio etnográfico, na sua maior parte doado, (aquisição de peças foi pouco significativa), o espólio recolhido e outros objetos do quotidiano, o resgate de documentação textual e fotográfica, tão importante para o estudo da etnografia e vivências do passado riachense, resultaram em diversas exposições etnográficas, que estiveram na génese da constituição de um Museu.

 

Museu Agrícola

Em 1989 deu-se a  instalação e inauguração do Museu Agrícola de Riachos, tutelado pela Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural de Riachos, no edifício de um antigo lagar de azeite pertença do Dr. José Marques desativado desde a década de 70.

No Museu encontra-se um vasto espólio que procura ser representativo dos vários aspetos da ruralidade, que marcou no passado o modo de vida tradicional das gentes de Riachos, gentes laboriosas (cingeleiros, camponeses), onde se destaca a importância do sector agrícola devido à produtividade do campo, zona de planícies aluvião extremamente férteis, mas ainda representações de outros ofícios tradicionais e aspetos do quotidiano.

O espólio e área museológica desde 1989 têm vindo a crescer.

Projeto

O Projeto Museológico tem como pilares três Serviços: Serviços de Museologia e Museografia, Serviços de Conservação e Restauro e Serviços Educativos. Assume ainda grande importância o Centro de Documentação na dinâmica e articulação dos Serviços referenciados, onde se encontra arquivada e organizada para estudo e consulta a documentação que esses Serviços recolhem e compilam. Procurando ainda ter disponível bibliografia e informação que permita apoiar investigadores e alunos que nos procurem, sobretudo na área da etnografia e património local.

Espaço

O espaço em que se encontra implantado o Museu Agrícola de Riachos procura dar ao visitante, com a possível clareza e simplicidade, uma imagem de todo o espólio existente, de preferência com a sua divisão por áreas ou temas bem definidos.

O espaço disponível é composto por um corpo central, com três salas conexas, com diversas coleções: O Cingeleiro; O Valador; O Gadanheiro; A Horta; O Figo; A Cozinha; Pesos e Medidas; A Agrimensura; O Mulateiro; O Cânhamo; O Pastor; Sala do Azeite e Sala Maria dos Santos Marques.

No Pátio interior (Pátio António Veríssimo) existem: Oficinas Pedagógicas e de Conservação e Restauro; Sala José Tavares da Fonseca; Laboratório de Fotografia; Nora e um alpendre com as coleções Os Transportes; O Ferrador e A Eira, e a partir do qual se tem acesso aos espaços: Galeria das Artes, Sala das Profissões e ao Auditório Dr. José Marques.

Participação

Sendo que representando este Museu a vida de uma comunidade rural (Riachos), o mesmo procura ser assumidamente um Museu Comunitário, não só pela sua representação, mas também pela dinâmica e interação que procura estabelecer com a comunidade.

Para isso o Museu dinamiza grupos de colaboradores que participam ativamente no Museu e participações no exterior, onde se destacam: Os Boieiros; Os Artesãos (Oficinas Pedagógicas); O Grupo de Cantares - As Camponesas de Riachos; e ainda outros colaboradores que contam histórias/testemunhos do passado.

Esta colaboração é uma mais-valia para as crianças e jovens que visitando este museu e trabalhando nas oficinas, promovem o diálogo intergeracional.

Contactos

Sede: Rua Dr. José Marques, 14, Riachos, Torres Novas
Telefone: 249 820499 | 934 133 079
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.