Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 65

Quem Somos

O Escutismo em Torres Novas tem tido um papel muito importante na formação da juventude, na revitalização e até no aparecimento de outras associações quer de carácter social, cultural ou de formação.

Inicialmente o Agrupamento 65 pertenceu à região de Lisboa mas com o criação da Diocese de Santarém, em 1975, passou a fazer parte da região de Santarém.     

 

Historial

Nos finais da década de 40, princípio de 50, são feitas as primeiras tentativas de enraizar em Torres Novas o movimento fundado no início do século por Sir Baden-Powell.
No entanto, só em 1957 surge o Corpo Nacional de Escutas (CNE), de uma forma mais ou menos organizada.

Começa exatamente com uma patrulha de estudo que eram patrulhas formadas por elementos femininos que tinham a responsabilidade da alcateia, eram chamadas de Áquelás. A guia de patrulha era a chefe da alcateia. Os elementos desta patrulha de estudo fizeram a sua promessa, as primeiras em Torres Novas, no dia 30 de Março de 1958.

No dia 8 de Maio de 1960 têm lugar as primeiras promessas de rapazes e, no ano seguinte, já existem duas patrulhas, a Lobo e a Pelicano.

Estavam dados os passos decisivos para o aparecimento de um Agrupamento pois, até aqui, apenas existiam patrulhas isoladas dependendo da região de Lisboa.

O agrupamento foi criado pela Ordem de Serviço Nacional N. 307 com o Nº 65 sendo o seu patrono Gil Pais.

Direção

A direção do agrupamento é constituída por 8 elementos entre os quais assumem os seguintes cargos:

Chefe de Agrupamento - Ricardo Silva
Chefe de Agrupamento Adjunto - Teodora Barreto
Assistente de Agrupamento - Pe. Aníbal Vieira
Tesoureiro de Agrupamento - Teodora Barreto
Secretário de Agrupamento - Abílio Dias
Chefe dos Lobitos - Cristina Neves
Chefe dos Exploradores - José Estanqueiro
Chefe dos Pioneiros - Teodora Barreto
Chefe dos Caminheiros - Luís Godinho
Responsável pelo Campo Escola - Abílio Dias
Responsável pela Página do Agrupamento - Alexandre Carvalho

Campo Escola

O Campo Escola Serra d'Aire está localizado na encosta Sul da Serra d'Aire, na freguesia de Pedrógão, numa pedreira inativa em pleno Parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros.

Ao largo da Natureza, rodeado de rochas calcárias, medronheiros e uma paisagem deslumbrante sobre a planície ribatejana, este lugar é uma mais valia para o escutismo do Agrupamento 65 de Torres Novas.

O campo destina-se a atividades escutistas, entre outras, desde que se justifique. Os agrupamentos interessados na utilização deste campo poderão efetuar a reserva e a respetiva confirmação até 15 dias antes do início da atividade.

O número limite de escuteiros acampados, em simultâneo, é de 300 e os preços de acampar, por cada escuteiro/noite, é de 2 euros. Estes valores destinam-se a encargos para melhoramentos no campo, à aquisição de novos equipamentos e ao suporte das despesas de manutenção do campo.

Contactos

Patrono: Gil Pais
Sede: Rua 1.º de Dezembro - Edifício de S. Pedro - Bloco 3, 2350-758 Torres Novas
Correspondência: Apartado 65, Torres Novas, 2354-909 TORRES NOVAS
Telefone: 962 950 347
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.agr65.cne-escutismo.pt