Bombeiros Voluntários Torrejanos

Fundação

No dia 5 de Outubro de 1931 foi fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários Torrejanos e a primeira assembleia geral realizou-se no dia 2 de Abril de 1932. É a 14 de Setembro desse mesmo ano, que o Governo Civil de Santarém aprovou os estatutos, através de um alvará, tornando, desta forma, a Associação oficial. É a 17 de Dezembro desse mesmo ano que é realizado o primeiro piquete de serviço. Todavia, só em 1933 é que os Bombeiros Voluntários Torrejanos (BVT) iniciaram a sua atividade, tendo o seu ‘batismo de fogo’ no combate ao incêndio da Fábrica de Refinação de Azeite a 8 de Janeiro de 1933.

Historial

Em 1932 é levado a cabo uma inspeção de elementos para o corpo ativo sob a Direção do Dr. Sousa Dias, resultando no apuramento de 25 do total de 35 homens que se apresentaram. A recusa dos outros dez elementos deveu-se a problemas de ordem física. Os elementos apurados iniciaram a recruta sob orientação de um elemento que já havia sido bombeiro em Lisboa. Somente nos finais do ano de 1932 é que foi contactado um chefe de Batalhão de Sapadores de 10 Bombeiros de Lisboa que se deslocava a Torres Novas ao domingo a fim de ministrar a preparação prática adequada. É em Outubro de 1933 que este grupo de homens é considerado apto para o exercício das funções constituindo, assim, o primeiro corpo ativo. Somente em Março de 1935 é que receberam capacetes e estandarte. Em Março desse ano é criado, também, o corpo auxiliar.

Corria o ano de 1949 quando, pelo quartel, haviam passado 178 bombeiros, sendo o corpo ativo constituído por 35 elementos. Em 1985 este número sobe para os 37 havendo já funções e uma hierarquia bem definidas: subchefe, bombeiros de 1ª, 2ª e 3ª classes, médico e enfermeiro. Do corpo auxiliar faziam parte os motoristas, músicos, clarins, aspirantes e cadetes, perfazendo um total de 54 elementos.

Regulamento

O regulamento dos Corpos de Bombeiros define os seguintes serviços para os bombeiros:

  • Incêndios – atuar em caso de incêndios, inundações, desabamento e outros sinistros idênticos;
  • Saúde – primeiros tratamentos a feridos e doentes, condução ao hospital quando necessário;
  • Socorro a náufragos – sinistros marítimos e fluviais.

Os BVT têm como lema ‘Vida por Vida’, seguindo em frente na defesa de pessoas e bens com risco da própria vida.

Contactos

Morada: Av. dos Bombeiros Voluntários, 2350-679 Torres Novas
Telefone: 249 839 550
Fax: 249 839 559/8
Direção: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria da Direção: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Comando: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.