Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense

Historial

Segundo a pedra mármore existente na frontaria da coletividade, a Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense foi fundada em 12 de Agosto de 1900. Interrompeu posteriormente e reativou a sua atividade regular em 2009 com escola de música e banda.

Durante muitos anos foi o único polo de cultura e recreio existente nesta localidade, pois, desde sempre aqui se desenvolveram atividades de teatro, marchas populares, etc… Foi também o primeiro espaço onde existiu televisão e para onde todas as famílias de deslocavam, especialmente ao fim de semana, para assistir às notícias, futebol, hóquei em patins, festivais da canção e até projeção de filmes exibidos pelo pároco da localidade. Aqui se conversava, se contratavam trabalhadores rurais, se sabia das doenças, novidades, se começaram namoros e se realizavam festas de casamento.  

Ligados àquela coletividade se faziam bailes: “da Pinha”, “do Carnaval”, “do Ano Novo”, animados primeiramente por pequenos grupos de jazz, depois por gravador de bobine e, mais tarde, por gira-discos. Aqui, toda a juventude se deslocava, acompanhada sempre pelos seus pais, para melhor visionarem os contactos entre rapazes e raparigas. 

A data da sua legalização é de 9 de Abril de 1981 como “cultura, recreio, prática desportiva de associados e população em geral”. Foi reconhecida como utilidade pública, segundo portaria do primeiro-ministro, Dr. Mário Soares, no Diário da República n.º 1413 de 23 de Junho de 1981, por despacho do mesmo em Abril de 1981. 

Durante muitos anos, a coletividade teve a sua escola de música que deu formação a dezenas de crianças e jovens, que se deslocaram pelo país fora e até ao estrangeiro na animação de festas e romarias e que muito contribuíram para o enriquecimento do património da coletividade. 

Paralelamente, a coletividade tem desenvolvido atividades culturais e recreativas (teatro; marchas; fados; exposições de fotografias, postais, bordados, artesanato e pintura; concertos de bandas e orquestras; “enterro do bacalhau”; comemorações do 25 de Abril e 1.º de Maio e jogos florais) e desportivas (atletismo; ginástica; ciclismo; torneios de ping-pong e tiro ao alvo). 

 

Contactos

Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense
Morada:Largo do Anjo da Guarda - Ribeira Ruiva 2350-397 RIBEIRA BRANCA
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: http://facebook.com/sflur.ribeirense
Site: http://www.oribeirense.blogspot.com/